Desenvolvimento profissional na saúde
- thaisa98
- 15 de mai. de 2023
- 1 min de leitura

Cerca de 4% da foça total de trabalho em saúde decidiu se aposentar ou migrar para outras carreiras após dois anos de pandemia. “Até 2030, a saúde vai enfrentar um déficit de dez milhões de profissionais em todo o mundo"
“Sucessão é questão de sobrevivência do negócio”
“ O profissional de saúde tem que ser forte na técnica e na prática, ter bom desenvolvimento socioemocional, capacidade de liderar e seguir aprendendo continuamente".
Gestão de talentos passa por disseminação da cultura - EVP (Employee Value Proposition)
Treinamentos: % horas utilizadas em treinamento:
Brasil- <1%
• Média Mundial- 6%
• Japão- 10%
Fontes: CECCIM, R.B. Educação permanente: desafio ambicioso e necessário. Interface-Comunic, Saúde e Educ. v.9, n.18, p.161-177, set.2004/fev.2005. FERRAZ, F. Educação Permanente/Continuada no Trabalho: um direito e uma necessidade para o desenvolvimento pessoal, profissional e institucional, 2005. BRASIL/Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. A Educação Permanente Entra na Roda: pólos de educação permanente em saúde – conceitos e caminhos a percorrer. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.
QUARTIERO, E. M. & CERNY, R. Z. Universidade Corporativa: uma nova face da relação entre mundo do trabalho e mundo da educação. In: QUARTIERO, E. M. & BIANCHETTI, L. (Orgs.) Educação corporativa: mundo do trabalho e do conhecimento: aproximações. São Paulo: Cortez, 2005.





Comentários